quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Gestação de um poodle


Acompanhar a gestação
A gestação nas cadelas, dura em torno de 55 a 65 dias, ou seja, de sete a nove semanas. O que vai depende de fatores, como o número e tamanho dos filhotes. A ultra-sonografia confirma a gestação, mostra o número de fetos e sua posição no útero, e ainda é importante ferramenta para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.


30 dias - Pode ser feito diagnóstico através de palpação
35 dias - Observa-se o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Aumento acentuado de peso
40 dias - Abdome está maior
45 dias - Radiografia evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros
49 dias - A cabeça dos fetos é palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias.


A partir da 8ª semana de gestação (56 dias), o movimento dos filhotes já pode ser visto quando a cadela está deitada. Os filhotes já podem nascer de forma segura.


Nas três últimas semanas - média de 40 dias de gestação
A alimentação deve ser reforçada. O uso de ração balanceada, de boa qualidade e de formulação para filhotes e fêmeas em gestação, é a melhor forma de garantir os nutrientes necessários, sem os suplementos extras. Durante a gestação, devido a ação do hormônio progesterona, o tempo de esvaziamento gástrico da cadela aumenta. Mas, ao mesmo tempo, a mobilidade gástrica diminui conforme o estômago é deslocado pelo útero em crescimento. Portanto o ideal é que se forneça a alimentação em pequenas porções, várias vezes ao dia, facilitando a digestão.


Duas semanas antes do parto - média de 46 dias de gestação
Prepare o local que a cadela irá ter seus filhotes. Estimule-a a deitar e dormir nele. Isso a deixará mais segura na hora do parto.


Uma semana antes do parto - média de 53 dias de gestação
É comum, nas fêmeas em primeira gestação, ocorrer secreção aquosa nas glândulas mamarias. É normal que no final da gestação a cadela perca o apetite, principalmente quando está próximo da hora do parto.


Esteja com tudo preparado:
• A caixa ou local para a cadela ter seus filhotes
• Jornais para manter o local limpo durante o trabalho de parto
• Lixeira para os jornais sujos e materiais que serão usados durante o parto
• Separe uma caixa menor, forrada com toalha macia, para colocar os filhotes enquanto a mãe está em trabalho de parto dos demais.
• Relógio para controlar o tempo de parto
• Caso esteja frio, coloque um abajur ou instalação elétrica, com uma lâmpada de 100w próxima a caixa dos filhotes
• Caso esteja calor, coloque um ventilador para a mãe
• Fio dental e tesoura, afiada e esterilizada, para amarrar e cortar os cordões umbilicais.
• Anti-séptico para desinfetar o cordão umbilical cortado
• Toalhas e panos macios para serem trocados duas vezes ou mais ao dia, na caixa ou abrigo da mãe e filhotes.

A hora está chegando
Os primeiros sinais aparecem nas 48 horas antes do parto, quando começa a produção de colostro pelas glândulas mamarias e a fêmea faz um "ninho". A descarga vaginal acontece 12 horas antes. E então a temperatura aumenta um grau, sendo que a temperatura normal do cão é em torno de 38,9 a 39,9 graus. É bom entrar em contato com o seu veterinário e deixá-lo de sobreaviso, caso você precise de ajuda.


Quando chega a hora do parto as fêmeas demonstram desconforto. Elas não encontram posição para se deitar e dormir. Respiram de forma acelerada como se estivessem com dor. Lambem e olham para a vulva. Recusam a comida e procuram o seu "ninho". As contrações podem ser observadas nos músculos das costas, num movimento descendente.


Se ela quiser sair e caminhar vá junto. Caminhar ajuda no trabalho de parto, mas é preciso sempre estar atento para que nenhum filhote nasça no chão e ninguém veja. Principalmente se estiver escuro.


Após o começo das contrações pode levar até 4h para a saída do primeiro filhote. Se até esse tempo nenhum filhote nascer, procure logo seu veterinário. É importante observar o comportamento da fêmea - presença de contrações, estado geral da mãe e dos filhotes ao nascerem. Qualquer sinal de apatia, falta de contrações uterinas ou contrações sem a saída do feto indica problemas e o veterinário deve ser procurado imediatamente.


Entre as causas de atonia de útero estão: insuficiência de cálcio, déficit energético, fetos muito grandes e obesidade, partos muito prolongados. O intervalo entre os nascimentos pode ser de 15 minutos à uma hora, mais do que isso chame o seu veterinário.


O trabalho de parto
Para a saída do filhote, a bolsa de água aparece e normalmente se rompe, então o filhote sai de dentro dela. A placenta pode ou não se soltar nessa hora. Nunca puxe o filhote, porque você poderá causar nele uma hérnia umbilical. Espere ela se soltar. Se a mãe não cortar o cordão você terá que fazê-lo, usando fio dental e tesoura esterilizada. Depois passe um anti-séptico, como iodo. Importante também é contar o número de placentas. Elas devem corresponder ao número de filhotes, caso não ocorrer é porque houve retenção. E precisa ser tratado, pois a mãe corre o risco de ter uma séria infecção uterina.


Recepção dos filhotes
Você pode ajudá-la a limpar os filhotes com uma toalhinha macia, enxugando-os até que chorem. Esfregá-los, ao mesmo tempo em que limpa ajuda a estimular a respiração. Se isso não fizer o filhote respirar e chorar, segure-o firme de cabeça para baixo, protegendo sua cabeça e pescoço, e balance-o. A força centrífuga irá ajudar a retirar o muco da garganta e narinas dele, para que ele possa respirar.


No intervalo entre os nascimentos, deixe os filhotes mamarem o colostro, pois é muito importante para a saúde e imunidade contra infecções, e ainda ajuda nas contrações e no trabalho de parto da mãe. Quando as contrações recomeçarem, coloque-os separados da mãe.


Depois do parto
• A cadela se acalma, sua respiração volta ao normal e param as contrações
• Limpe tudo, passe um pano úmido na cadela para limpá-la e fazê-la se sentir melhor
• Alimentação ideal pós-parto deve ser leve e líquida - ofereça água e algo como caldo de galinha com arroz
• A cadela deve ficar com os seus filhotes em local calmo e tranqüilo
• T
emperatura ambiente constante por volta de 32 graus e sem correntes de vento
• Nos dias seguintes, o alimento deve continuar a ser balanceado e fortalecido - há rações próprias para aleitamento, nos mercados e Pet Shops.
• Deve-se oferecer também bastante água fresca para ajudar na produção de leite
• A mãe deve ficar sempre junta dos filhotes para lhes fornecer calor
• É bom observar se ela toma o cuidado de não sentar ou deitar sobre eles


As mães de primeira viagem podem ficar confusas durante e após o parto. Você precisará ter firmeza, paciência e muito carinho com ela, ajudando no parto, no cuidado com os filhotes e na amamentação.


Primeiras horas e dias
24 horas: É muito importante que todos os filhotes recebam o colostro e sejam examinados pelo veterinário.
Após 24 a 48 horas: A secreção vaginal pós-parto começa a diminuir e a clarear.
8 a 10 dias: olhos abrem
3 a 17 dias: início da audição


Curiosidades
• O filhote é expulso, ainda envolvido na bolsa amniótica
• A mãe abre a bolsa com os dentes e puxa-a para baixo
• A cadela corta o cordão umbilical e lambe o filhote
• Ao lambe-lo, estimula a circulação
• Os filhotes encontram os mamilos da mãe por instinto

82 comentários:

  1. uito interessantes as informaçoes sobre a gestaçao do poodle, eu tenho uma de 4 anos que está na primeira gestaçao, está com 40 dias, está bem gordinha, muito manhosa e temperamental tb...nao sabia mta coisa sobre pois é a primeira gestaçao que acompanho de pertinho...obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani eu também tenho 1 poodle de 4 anos e é a 1' gestação dela

      Excluir
    2. Dani eu também tenho 1 poodle de 4 anos e é a 1' gestação dela

      Excluir
    3. Minha estar com 61 hoje mas a barriga é pequena não senti os cachorrinhos mas ela sai leite dos peitos e estar com a vagina inchada será que ela estar preen mesmo

      Excluir
  2. Tenho uma poodle toy e estou muito preocupada pq hoje está fazendo 74 dias que ela esta prenha e até agora nada, n sei o que fazer! Alguém pode ne ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também tenho uma pooble pquena faz 63 días hoje e não nace to preocupada. ...oque fasso. .

      Excluir
    2. Olá, oq aconteceu? Nasceu certinho? Pq a minha tamb tá atrasada porém n tanto tava a sua

      Excluir
  3. sim monike se acalme e veja se a femea esta querendo o macho fora se o macho for brincalhao porque se for brincalhao ela nao vai ter sossego na hora do parto
    se e isso q eu falei ela vai dar cria nesse dia

    ResponderExcluir
  4. minha cadela faz 2 semanas essa semana que ela cruzou, mas nao sinto nada na barriga dela... porem duas gladulas mamarias estao saindo uma aguinha e a vulva dela tbm.... alguem pode me ajudar e orientar?!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero saber quantos filhotes uma cadela poodle pode ter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende .o máximo que as namoradas do meu cachorro já tiveram foram 5.

      Excluir
    2. Minha cadela teve criá ontem e teve 7 filhotes ela e poodle nunca tinha visto pois e a primeira cria dela..

      Excluir

  6. A temperatura BAIXA um grau na hora do parto, não aumenta. Fora isso, bem legal o texto.

    ResponderExcluir
  7. AMEI a matéria... Minha Pérola, esta com 2 anos e é a primeira gestação dela, esta com 36 dias, esta muito dengosa, mais calma ainda, e com uma fome de leão. A barriguinha já esta grandinha e bem dura, ela deita de barriga pra cima e adora uma massagem/carinho na barriga, chega dorme. Muito anciosa pra o nascimento dos meus amores... AMOOOOO MUITO.

    ResponderExcluir
  8. minha suzy, esta com 6 anos ela pode ter uma gestaçao tranquila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também! A Suzy conseguiu ter um parto normal?

      Excluir
  9. minha cadelinha ta muito gordinha eu e minha mae estamos apostando eu falo que é 5 e ela fala que é ela ta com os bebes a um pouca meses e meio e ela tem aninhos e Ikya a minha também

    ResponderExcluir
  10. minha cadelinha ta muito gordinha eu e minha mae estamos apostando eu falo que é 5 e ela fala que é ela ta com os bebes a um pouca meses e meio e ela tem aninhos e Ikya a minha também

    ResponderExcluir
  11. Hoje ela esta com 51 dias, esta sem apetite, inquieta e sorona.

    ResponderExcluir
  12. Minha preocupação é aonde devo colocar minha cadelinha poodle de 4 anos grávida pela segunda vez pra ter os filhotes pois na primeira gestação ela teve na caminha dela.. Só que depois correi o chão com uma colcha mais ela pegava o bb e pulava com ele pro sofá onde ela era acostumada a ficar.. Conclusão o bb acabou morrendo. To com medo de acontecer de novo! Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  13. Minha preocupação é aonde devo colocar minha cadelinha poodle de 4 anos grávida pela segunda vez pra ter os filhotes pois na primeira gestação ela teve na caminha dela.. Só que depois correi o chão com uma colcha mais ela pegava o bb e pulava com ele pro sofá onde ela era acostumada a ficar.. Conclusão o bb acabou morrendo. To com medo de acontecer de novo! Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha teve ontem 5 , primeira cria...tivemos acompanhamento da veterinária.... tranque ela num quarto forre com papelão e uma toalha , fique junto acalma-la.... ao nascer depois de limpo e mamar um pouco que vai ser intervalo da próxima cria, tire e coloque a parte numa caixinha quente e longe dela, para que ela não o machuque, não toque muito nele, depois que terminar devolva-os.....É longo e tenso, mas da tudo certo....abçs/Renata... espero ter ajudado

      Excluir
  14. Minha cachorrinha está fazendo hoje 53 Dias não sei oque faço e a primeira cria dela estou muito preocupada porque moro sozinha oque faço

    ResponderExcluir
  15. Minha cachorrinha está fazendo hoje 53 Dias não sei oque faço e a primeira cria dela estou muito preocupada porque moro sozinha oque faço

    ResponderExcluir
  16. Minhaccachorra e puldo ela ta gravida ela ta respirando muito rapido e ta sem posicao de fica nos lugares ea barriga esta enorme e as maminhas estao super grande e rosas....sera que ja esta na hora de nascer os filhotas

    ResponderExcluir
  17. Minhaccachorra e puldo ela ta gravida ela ta respirando muito rapido e ta sem posicao de fica nos lugares ea barriga esta enorme e as maminhas estao super grande e rosas....sera que ja esta na hora de nascer os filhotas

    ResponderExcluir
  18. hoje minha cachorrinha está com 63 dias que cruzou a primeira vez e os bebês não nascem estou preocupada alguém tem alguma opinião?

    ResponderExcluir
  19. Minha Cadela esta com 55 dias e a bolsa dela estourou e normal?

    ResponderExcluir
  20. Minha poodle teve filhotes mas fincar com um na boca direto ja machuco as costas dela o que faso

    ResponderExcluir
  21. Minha poodle teve filhotes mas fincar com um na boca direto ja machuco as costas dela o que faso

    ResponderExcluir
  22. Olá, minha filha Ayshella de raça poodle n 2 tem 2 anos e 2 meses esta gravida, não sei que cuidados tomar com ela, pois esta muito agressiva, mais que o normal. tem horas que ela aceita meus carinhos, tem horas que fica brava do nada.
    ninguém consegue tocar-lá, há não ser eu mesma,
    estou preocupada na hora que ela tiver os cachorrinhos.
    se alguém poder me ajudar, meu Email: ingrid_gadelha1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Qual os sintomas de uma cadela poodle na sexta semana

    ResponderExcluir
  24. Ela esta na sexta semana de gestação

    ResponderExcluir
  25. Minha poodle tem mais ou menos 8 anos e agora está grávida. Quais os cuidados a tomar.

    ResponderExcluir
  26. faltou explicar se o filhote engatar na saida. Porque ai so diz que não pode puxar o filhote. Ontem minha poodle mini toy teve o filhote mais so saiu a metade e a outra tentei puxar mais ela gritava de dor, nao tinha mais força e nem contrações e ja queria dormir. Levei ela correndo com o filhote entalado pro veterinario e ele puxou pq o filhote ja estava morto. È dificil achar matéria sobre o que fazer nesse caso (um possivel acontecimento desse).

    ResponderExcluir
  27. Minha cachorrinha treme muito desde que ficou grávida alguém sabe me dizer o motivo?

    ResponderExcluir
  28. minha suzy pois ela tem apenas 5 meses nem imaginava que tava gravida quando cheguei ontem ela tinha parido e somente um filhote procurei pela placenta e nao encontrei sera que so foi um realmente ja procurei por toda parrte encontrei um buraco q ela fez a trez dia e nada... ela e uma poodle

    ResponderExcluir
  29. Ivanildo Régis.....Arrependido de ter colocado a nossa BELINHA poodle 1 pretinha para cruzar, 10 dias pós cruzamento e já vieram problemas, falta de apetite e vômitos, come e vomita, nunca mais farei isso.

    ResponderExcluir
  30. Ivanildo Régis.....Arrependido de ter colocado a nossa BELINHA poodle 1 pretinha para cruzar, 10 dias pós cruzamento e já vieram problemas, falta de apetite e vômitos, come e vomita, nunca mais farei isso.

    ResponderExcluir
  31. Minha cadela Mel poodle de 3 anos ficou prenha exatos 61 dias e teve 4 filhotes de forma bem tranquila. As dicas de vocês me ajudaram muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Minha cachorra cruzou esta com 51 dia mais nao sinto nada na barriga dela mais os peitinho dela ta rosado e cresceu e barriga dela dessenvolveu tbm agora nao se ta ou nao

    ResponderExcluir
  33. Obg pelas dicas na matéria.. me ajudou mt.. e ela acabou de ter 2 filhotes

    ResponderExcluir
  34. tenho uma poodle de 2 anos. Esta foi a primeira e ultima cria dela.se eu não tivesse corrido para veterinário as 2 horas da manhã eu tinha perdido ela e os dois filhotes lindos que nasceram através de cesária. Aconselho todos que tiver está raça ter um melhor acompanhamento de um bom veterinário e se preciso fazer ultrassom para não passar o que eu passei.Se eu
    tivesse feito isso não teria perdido a fêmea que foi a primeira a nascer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom dia. O que aconteceu de errado no parto da sua poodle? Como percebeu que precisava de ajuda?

      Excluir
  35. Oie boa noite minha cachorra tem menos de um ano e acabou de cruzar então o que fazer agora

    ResponderExcluir
  36. A minha BB já tem 4 anos e é 1x que ela cruza e está prenha cruzou metade de janeiro cálculo final de março a começo de abril já sinto os filhotes e ela tá numa fome rsrs... Adorei as dicas show vou seguir 😘

    ResponderExcluir
  37. Quanto tempo leva de uma gestação a outra vc sabe?
    É pq a minha cachorra teve uma gestação e agora já tá prenha de novo e eu não mim lembro.

    ResponderExcluir
  38. Quanto tempo leva de uma gestação a outra vc sabe?
    É pq a minha cachorra teve uma gestação e agora já tá prenha de novo e eu não mim lembro.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite gostaria de saber o que fazer pq aqui onde eu morro não faz ultrassom em cachorros e a minha vai fazer quarenta dias no dia 25 como faços para saber quantos filhotes tem

    ResponderExcluir
  40. boa noite gostaria de saber oq é um liquido branco parecido com uma gosma q sai vda vagina da cadela q esta prenha.

    ResponderExcluir
  41. Eu tenho um pooble de número 1ela cruzou com um shihtzu e teve 8 filhotes é normal???

    ResponderExcluir
  42. Minha poodle é de porte médio, tem 5 anos e nunca teve um bebê, ela pode engravidar sem complicações mais tarde?

    ResponderExcluir
  43. eu tenho uma cadela que cruzou faz 52 dias hoje, esta com os peitos bem cheios, e com as costelas bem avantajadas, mas a barriguinha esta bem pequena, nas primeiras semanas ela comia muito e estava com a barriguinha grande mas agora nas ultimas semanas ela nao quer comer nada e esta emagrecendo, no momento eu nao tenho como levar no vet, alguem poderia me responder oq pode ser, ja passaram por alguma situação parecida?

    ResponderExcluir
  44. ponder

    Flores Mariana7 de janeiro de 2018 06:03
    eu tenho uma cadela que cruzou faz 52 dias hoje, esta com os peitos bem cheios, e com as costelas bem avantajadas, mas a barriguinha esta bem pequena, nas primeiras semanas ela comia muito e estava com a barriguinha grande mas agora nas ultimas semanas ela nao quer comer nada e esta emagrecendo, no momento eu nao tenho como levar no vet, alguem poderia me responder oq pode ser, ja passaram por alguma situação parecida?

    ResponderExcluir
  45. ponder

    Flores Mariana7 de janeiro de 2018 06:03
    eu tenho uma cadela que cruzou faz 52 dias hoje, esta com os peitos bem cheios, e com as costelas bem avantajadas, mas a barriguinha esta bem pequena, nas primeiras semanas ela comia muito e estava com a barriguinha grande mas agora nas ultimas semanas ela nao quer comer nada e esta emagrecendo, no momento eu nao tenho como levar no vet, alguem poderia me responder oq pode ser, ja passaram por alguma situação parecida?

    ResponderExcluir
  46. eu tenho uma cadela que cruzou faz 52 dias hoje, esta com os peitos bem cheios, e com as costelas bem avantajadas, mas a barriguinha esta bem pequena, nas primeiras semanas ela comia muito e estava com a barriguinha grande mas agora nas ultimas semanas ela nao quer comer nada e esta emagrecendo, no momento eu nao tenho como levar no vet, alguem poderia me responder oq pode ser, ja passaram por alguma situação parecida?

    ResponderExcluir
  47. Oi tenho uma cachorra pittybu e ele cruzo no 5 mes de cio não sei se ela tá prenha mais se ela tiver falta 15 dias para ela ganha mais a barriga dela nao creceu ela tá prenha ou não vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma cachorra pittybu e ela cruzo no 5 mes de cio e não sei se ela tá prenha mais se ela tiver falta 15 dias para ela ter os filhotes mais a barriga dela nao creceu ela tá prenha ou não vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma poodle de 3 anos e ela está prenha pela primeira vez , ela é muito brincalhona e saltitante, com esses saltos (pulos) tem risco dela abortar os filhotinhos??

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Minha cachorrinha poodle está com 7 anos,engravidou entre 25/01 e 31/01.
    Eu achava que não ,mas só hj vi que ela tá grávida. Achei muito gordinha e apertei de leve numa tetinha e saiu leite. ELA tá gordinha mas não tanto, pq só notei depois de 2 meses.
    ELA pd ter os filhotes, ou o filhote a qualquer momento? Por enquanto tá tranquila e comendo normalmente. Notei essa semana que lambia a vulva.

    ResponderExcluir
  52. Oii Janete! Boa tarde. Preocupada com a minha cachorrinha que tem quase a mesma idade da sua e notei + de 2 meses depois também, mas a barriguinha dela também ta pequena, saiu leite da teta também e está lambendo a vulva. Vou fazer a ultrassom essa semana. E a sua já teve? Com quantos dias? O veterinario ta suspeitando de gravidez psicológica.

    ResponderExcluir
  53. Tenho um poodle toy e queria saber se existe a possibilidade dele conseguir cruzar com uma poodle tamanho 2 ou se ela é grande demais pra ele alcançar .

    ResponderExcluir
  54. Oi meu nome é Fran
    Tenho uma poodle toy é é a segunda cria dela hoje tá fazendo 67 dias é nada de nascerem é normal

    ResponderExcluir
  55. Tenho uma 🐩 bem preguiçosa... Antes dela cruzar ela era bem ativa, agora anda mais sonolenta.... Queria saber mais ou menso quanto tempo que ela pode demora para criar ( com qntos dias de gestação) pois ela cruzou dia 23/08.... Anciosa

    ResponderExcluir
  56. Olá minha poodle.deu cria ontem, mas ela ainda tem filhote na barriga, pois ainda esta chorando, e normal.ela ter um em cd a dia

    ResponderExcluir
  57. oi boa gente eu tenho um poople de dois anos e o treseiro cio dela mais so agora que deixei ela cruza mais ja tem um mes e nao tem nem barriga direito e normal? me ajuda

    ResponderExcluir
  58. Boa. Noite a minha poodle e deu leite no peito mas a barriga quase não aparece isso e normal ou não

    ResponderExcluir
  59. Minha poodle já teve 2 gestação mais os filhotes morreram .isso já faz um ano .ela entrou no cio e eu estou achando que ela está prenha porq ela cruzou e ela está muito diferente

    ResponderExcluir
  60. Ola minha poodle esta com 53 dias hj e a primeira dela quantos dias ainda faltam???

    ResponderExcluir
  61. Olá, a minha poodle esta prenha (bem gordinha ja). O ideal é deixar separada do macho ou não?

    ResponderExcluir
  62. Minha poodle está com 8 semanas de gestação está muito desinquieta já preparei a caminha e tudo tô mais nervosa do que ela kkk

    ResponderExcluir
  63. Ola preciso de ajuda minha poodle entrou no ciu entao coloquei e ela grudou 5 vezes com o cachorro de mesma raça , hj ela esta com 53 dias so se percebe um pouco grande os peitos dela , mas ainda nao vejo filhotes mexendo , mas eu sinto quando coloco a mao so que a barriga dela ora ta grande ora nao apresenta , e eu so sinto os filhotes quando ela come que ai a barriga fica bem grande . Alguem me ajuda sera se ela tra gravida mesmo ??? E so um detalhe ela ta teve a 1 cria e pariu 2 filhoes, essa é a segunda cria mas tou com medo pq ja ta com 53 e nada ainda de perceber algo certo 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️

    ResponderExcluir
  64. A minha e poodle e queria muito colocar ela em cria mas tenho muito medo que aconteça algo com ela ela e minha bebe😍 ela tem 3 anos

    ResponderExcluir
  65. Minha cachorra esta com 53 dias de gestação ja esta perto dela ganha a barriga dela esta muito grande ela e podloo n 1

    ResponderExcluir
  66. Boa noite gente minha poodle já tem 1 ano e ainda n deu o cio é normal??

    ResponderExcluir
  67. Minha com 61 dias hj e eu super ansioso

    ResponderExcluir