quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Gestação de um poodle


Acompanhar a gestação
A gestação nas cadelas, dura em torno de 55 a 65 dias, ou seja, de sete a nove semanas. O que vai depende de fatores, como o número e tamanho dos filhotes. A ultra-sonografia confirma a gestação, mostra o número de fetos e sua posição no útero, e ainda é importante ferramenta para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.


30 dias - Pode ser feito diagnóstico através de palpação
35 dias - Observa-se o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Aumento acentuado de peso
40 dias - Abdome está maior
45 dias - Radiografia evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros
49 dias - A cabeça dos fetos é palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias.


A partir da 8ª semana de gestação (56 dias), o movimento dos filhotes já pode ser visto quando a cadela está deitada. Os filhotes já podem nascer de forma segura.


Nas três últimas semanas - média de 40 dias de gestação
A alimentação deve ser reforçada. O uso de ração balanceada, de boa qualidade e de formulação para filhotes e fêmeas em gestação, é a melhor forma de garantir os nutrientes necessários, sem os suplementos extras. Durante a gestação, devido a ação do hormônio progesterona, o tempo de esvaziamento gástrico da cadela aumenta. Mas, ao mesmo tempo, a mobilidade gástrica diminui conforme o estômago é deslocado pelo útero em crescimento. Portanto o ideal é que se forneça a alimentação em pequenas porções, várias vezes ao dia, facilitando a digestão.


Duas semanas antes do parto - média de 46 dias de gestação
Prepare o local que a cadela irá ter seus filhotes. Estimule-a a deitar e dormir nele. Isso a deixará mais segura na hora do parto.


Uma semana antes do parto - média de 53 dias de gestação
É comum, nas fêmeas em primeira gestação, ocorrer secreção aquosa nas glândulas mamarias. É normal que no final da gestação a cadela perca o apetite, principalmente quando está próximo da hora do parto.


Esteja com tudo preparado:
• A caixa ou local para a cadela ter seus filhotes
• Jornais para manter o local limpo durante o trabalho de parto
• Lixeira para os jornais sujos e materiais que serão usados durante o parto
• Separe uma caixa menor, forrada com toalha macia, para colocar os filhotes enquanto a mãe está em trabalho de parto dos demais.
• Relógio para controlar o tempo de parto
• Caso esteja frio, coloque um abajur ou instalação elétrica, com uma lâmpada de 100w próxima a caixa dos filhotes
• Caso esteja calor, coloque um ventilador para a mãe
• Fio dental e tesoura, afiada e esterilizada, para amarrar e cortar os cordões umbilicais.
• Anti-séptico para desinfetar o cordão umbilical cortado
• Toalhas e panos macios para serem trocados duas vezes ou mais ao dia, na caixa ou abrigo da mãe e filhotes.

A hora está chegando
Os primeiros sinais aparecem nas 48 horas antes do parto, quando começa a produção de colostro pelas glândulas mamarias e a fêmea faz um "ninho". A descarga vaginal acontece 12 horas antes. E então a temperatura aumenta um grau, sendo que a temperatura normal do cão é em torno de 38,9 a 39,9 graus. É bom entrar em contato com o seu veterinário e deixá-lo de sobreaviso, caso você precise de ajuda.


Quando chega a hora do parto as fêmeas demonstram desconforto. Elas não encontram posição para se deitar e dormir. Respiram de forma acelerada como se estivessem com dor. Lambem e olham para a vulva. Recusam a comida e procuram o seu "ninho". As contrações podem ser observadas nos músculos das costas, num movimento descendente.


Se ela quiser sair e caminhar vá junto. Caminhar ajuda no trabalho de parto, mas é preciso sempre estar atento para que nenhum filhote nasça no chão e ninguém veja. Principalmente se estiver escuro.


Após o começo das contrações pode levar até 4h para a saída do primeiro filhote. Se até esse tempo nenhum filhote nascer, procure logo seu veterinário. É importante observar o comportamento da fêmea - presença de contrações, estado geral da mãe e dos filhotes ao nascerem. Qualquer sinal de apatia, falta de contrações uterinas ou contrações sem a saída do feto indica problemas e o veterinário deve ser procurado imediatamente.


Entre as causas de atonia de útero estão: insuficiência de cálcio, déficit energético, fetos muito grandes e obesidade, partos muito prolongados. O intervalo entre os nascimentos pode ser de 15 minutos à uma hora, mais do que isso chame o seu veterinário.


O trabalho de parto
Para a saída do filhote, a bolsa de água aparece e normalmente se rompe, então o filhote sai de dentro dela. A placenta pode ou não se soltar nessa hora. Nunca puxe o filhote, porque você poderá causar nele uma hérnia umbilical. Espere ela se soltar. Se a mãe não cortar o cordão você terá que fazê-lo, usando fio dental e tesoura esterilizada. Depois passe um anti-séptico, como iodo. Importante também é contar o número de placentas. Elas devem corresponder ao número de filhotes, caso não ocorrer é porque houve retenção. E precisa ser tratado, pois a mãe corre o risco de ter uma séria infecção uterina.


Recepção dos filhotes
Você pode ajudá-la a limpar os filhotes com uma toalhinha macia, enxugando-os até que chorem. Esfregá-los, ao mesmo tempo em que limpa ajuda a estimular a respiração. Se isso não fizer o filhote respirar e chorar, segure-o firme de cabeça para baixo, protegendo sua cabeça e pescoço, e balance-o. A força centrífuga irá ajudar a retirar o muco da garganta e narinas dele, para que ele possa respirar.


No intervalo entre os nascimentos, deixe os filhotes mamarem o colostro, pois é muito importante para a saúde e imunidade contra infecções, e ainda ajuda nas contrações e no trabalho de parto da mãe. Quando as contrações recomeçarem, coloque-os separados da mãe.


Depois do parto
• A cadela se acalma, sua respiração volta ao normal e param as contrações
• Limpe tudo, passe um pano úmido na cadela para limpá-la e fazê-la se sentir melhor
• Alimentação ideal pós-parto deve ser leve e líquida - ofereça água e algo como caldo de galinha com arroz
• A cadela deve ficar com os seus filhotes em local calmo e tranqüilo
• T
emperatura ambiente constante por volta de 32 graus e sem correntes de vento
• Nos dias seguintes, o alimento deve continuar a ser balanceado e fortalecido - há rações próprias para aleitamento, nos mercados e Pet Shops.
• Deve-se oferecer também bastante água fresca para ajudar na produção de leite
• A mãe deve ficar sempre junta dos filhotes para lhes fornecer calor
• É bom observar se ela toma o cuidado de não sentar ou deitar sobre eles


As mães de primeira viagem podem ficar confusas durante e após o parto. Você precisará ter firmeza, paciência e muito carinho com ela, ajudando no parto, no cuidado com os filhotes e na amamentação.


Primeiras horas e dias
24 horas: É muito importante que todos os filhotes recebam o colostro e sejam examinados pelo veterinário.
Após 24 a 48 horas: A secreção vaginal pós-parto começa a diminuir e a clarear.
8 a 10 dias: olhos abrem
3 a 17 dias: início da audição


Curiosidades
• O filhote é expulso, ainda envolvido na bolsa amniótica
• A mãe abre a bolsa com os dentes e puxa-a para baixo
• A cadela corta o cordão umbilical e lambe o filhote
• Ao lambe-lo, estimula a circulação
• Os filhotes encontram os mamilos da mãe por instinto

34 comentários:

  1. uito interessantes as informaçoes sobre a gestaçao do poodle, eu tenho uma de 4 anos que está na primeira gestaçao, está com 40 dias, está bem gordinha, muito manhosa e temperamental tb...nao sabia mta coisa sobre pois é a primeira gestaçao que acompanho de pertinho...obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani eu também tenho 1 poodle de 4 anos e é a 1' gestação dela

      Excluir
    2. Dani eu também tenho 1 poodle de 4 anos e é a 1' gestação dela

      Excluir
  2. Tenho uma poodle toy e estou muito preocupada pq hoje está fazendo 74 dias que ela esta prenha e até agora nada, n sei o que fazer! Alguém pode ne ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também tenho uma pooble pquena faz 63 días hoje e não nace to preocupada. ...oque fasso. .

      Excluir
  3. sim monike se acalme e veja se a femea esta querendo o macho fora se o macho for brincalhao porque se for brincalhao ela nao vai ter sossego na hora do parto
    se e isso q eu falei ela vai dar cria nesse dia

    ResponderExcluir
  4. minha cadela faz 2 semanas essa semana que ela cruzou, mas nao sinto nada na barriga dela... porem duas gladulas mamarias estao saindo uma aguinha e a vulva dela tbm.... alguem pode me ajudar e orientar?!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero saber quantos filhotes uma cadela poodle pode ter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende .o máximo que as namoradas do meu cachorro já tiveram foram 5.

      Excluir
    2. Minha cadela teve criá ontem e teve 7 filhotes ela e poodle nunca tinha visto pois e a primeira cria dela..

      Excluir

  6. A temperatura BAIXA um grau na hora do parto, não aumenta. Fora isso, bem legal o texto.

    ResponderExcluir
  7. AMEI a matéria... Minha Pérola, esta com 2 anos e é a primeira gestação dela, esta com 36 dias, esta muito dengosa, mais calma ainda, e com uma fome de leão. A barriguinha já esta grandinha e bem dura, ela deita de barriga pra cima e adora uma massagem/carinho na barriga, chega dorme. Muito anciosa pra o nascimento dos meus amores... AMOOOOO MUITO.

    ResponderExcluir
  8. minha suzy, esta com 6 anos ela pode ter uma gestaçao tranquila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também! A Suzy conseguiu ter um parto normal?

      Excluir
  9. minha cadelinha ta muito gordinha eu e minha mae estamos apostando eu falo que é 5 e ela fala que é ela ta com os bebes a um pouca meses e meio e ela tem aninhos e Ikya a minha também

    ResponderExcluir
  10. minha cadelinha ta muito gordinha eu e minha mae estamos apostando eu falo que é 5 e ela fala que é ela ta com os bebes a um pouca meses e meio e ela tem aninhos e Ikya a minha também

    ResponderExcluir
  11. Hoje ela esta com 51 dias, esta sem apetite, inquieta e sorona.

    ResponderExcluir
  12. Minha preocupação é aonde devo colocar minha cadelinha poodle de 4 anos grávida pela segunda vez pra ter os filhotes pois na primeira gestação ela teve na caminha dela.. Só que depois correi o chão com uma colcha mais ela pegava o bb e pulava com ele pro sofá onde ela era acostumada a ficar.. Conclusão o bb acabou morrendo. To com medo de acontecer de novo! Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  13. Minha preocupação é aonde devo colocar minha cadelinha poodle de 4 anos grávida pela segunda vez pra ter os filhotes pois na primeira gestação ela teve na caminha dela.. Só que depois correi o chão com uma colcha mais ela pegava o bb e pulava com ele pro sofá onde ela era acostumada a ficar.. Conclusão o bb acabou morrendo. To com medo de acontecer de novo! Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha teve ontem 5 , primeira cria...tivemos acompanhamento da veterinária.... tranque ela num quarto forre com papelão e uma toalha , fique junto acalma-la.... ao nascer depois de limpo e mamar um pouco que vai ser intervalo da próxima cria, tire e coloque a parte numa caixinha quente e longe dela, para que ela não o machuque, não toque muito nele, depois que terminar devolva-os.....É longo e tenso, mas da tudo certo....abçs/Renata... espero ter ajudado

      Excluir
  14. Minha cachorrinha está fazendo hoje 53 Dias não sei oque faço e a primeira cria dela estou muito preocupada porque moro sozinha oque faço

    ResponderExcluir
  15. Minha cachorrinha está fazendo hoje 53 Dias não sei oque faço e a primeira cria dela estou muito preocupada porque moro sozinha oque faço

    ResponderExcluir
  16. Minhaccachorra e puldo ela ta gravida ela ta respirando muito rapido e ta sem posicao de fica nos lugares ea barriga esta enorme e as maminhas estao super grande e rosas....sera que ja esta na hora de nascer os filhotas

    ResponderExcluir
  17. Minhaccachorra e puldo ela ta gravida ela ta respirando muito rapido e ta sem posicao de fica nos lugares ea barriga esta enorme e as maminhas estao super grande e rosas....sera que ja esta na hora de nascer os filhotas

    ResponderExcluir
  18. hoje minha cachorrinha está com 63 dias que cruzou a primeira vez e os bebês não nascem estou preocupada alguém tem alguma opinião?

    ResponderExcluir
  19. Minha Cadela esta com 55 dias e a bolsa dela estourou e normal?

    ResponderExcluir
  20. Minha poodle teve filhotes mas fincar com um na boca direto ja machuco as costas dela o que faso

    ResponderExcluir
  21. Minha poodle teve filhotes mas fincar com um na boca direto ja machuco as costas dela o que faso

    ResponderExcluir
  22. Olá, minha filha Ayshella de raça poodle n 2 tem 2 anos e 2 meses esta gravida, não sei que cuidados tomar com ela, pois esta muito agressiva, mais que o normal. tem horas que ela aceita meus carinhos, tem horas que fica brava do nada.
    ninguém consegue tocar-lá, há não ser eu mesma,
    estou preocupada na hora que ela tiver os cachorrinhos.
    se alguém poder me ajudar, meu Email: ingrid_gadelha1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Qual os sintomas de uma cadela poodle na sexta semana

    ResponderExcluir
  24. Ela esta na sexta semana de gestação

    ResponderExcluir
  25. Minha poodle tem mais ou menos 8 anos e agora está grávida. Quais os cuidados a tomar.

    ResponderExcluir
  26. faltou explicar se o filhote engatar na saida. Porque ai so diz que não pode puxar o filhote. Ontem minha poodle mini toy teve o filhote mais so saiu a metade e a outra tentei puxar mais ela gritava de dor, nao tinha mais força e nem contrações e ja queria dormir. Levei ela correndo com o filhote entalado pro veterinario e ele puxou pq o filhote ja estava morto. È dificil achar matéria sobre o que fazer nesse caso (um possivel acontecimento desse).

    ResponderExcluir