segunda-feira, 20 de setembro de 2010



Alguns modelos de Tosa

Segundo diversas fontes, as formas de tosar o pelo dos Poodles era diretamente vinculada às atividades que desenvolvia. O corte conhecido como “leão” (retirada do pelo dos quadris, deixando pelo farto em volta dos peito e dos joelhos) foi criado para aliar proteção, e versatilidade na água, à beleza e equilíbrio do cão.

Entre os tipos mais comuns estão a Tosa de Verão, Carneirinho (não aceitas para apresentação em exposição), a Leão e a Moderna (aceitas em exposição).

Uma característica curiosa é que, apesar do pelo crescer mais rapidamente que o das outras raças, o Poodle não perde pelos como os outros cães. Mas mesmo com essa ‘facilidade’ é preciso cuidados especiais com a pelagem do Poodle. O ideal é que receba escovação diária para evitar nós, banhos e tosa regulares. Além de uma atenção extra para não deixar o pelo molhado e evitar assim, o aparecimento de fungos e outros problemas de pele.


Filhote
O filhote desde cedo deve apresentar as características do cão adulto não apenas quanto a estrutura física (quadradinho) como também quanto ao comportamento.
A cor do filhote é outro aspecto importante: é comum que a tonalidade dos cães fique mais clara com o passar do tempo, mas de qualquer maneira a pelagem deve ser sólida, sem manchas.
Outro cuidado importante na aquisição do filhote diz respeito ao tamanho que ficará o adulto. Para evitar decepções é recomendável que antes de adquirir o filhote faça uma visita aos pais do filhote. Normalmente o tamanho dos pais é um bom paramento para o do filhote.

Usos

Hoje em dia, Poodles são geralmente mantidos como cães de estimação.

Entretanto, é uma raça versátil capaz de caçar, rastrear, proteger ou entreter. Nas alfândegas francesas, por exemplo, os Poodles são usados para encontrar substâncias ilegais. Por causa de seu tamanho modesto, sendo mais adeqüados para vistoriar compartimentos de carros e trens, do que raças maiores como o Pastor Alemão.

Sua inteligência e corpo atlético fizeram do Poodle uma raça popular em performances circenses. Podem competir bem em esportes caninos, como o agility, apesar de que sua natureza independente ou brincalhona pode algumas vezes distraí-los do foco e direção necessária para esses esportes.


COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Os poodles são bem brincalhões e inteligentes.

Possuem agilidade nas atividades físicas.

Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos.

Não necessitam de grande quantidade de atividade física.

São carinhosos com o dono e pessoas conhecidas.

Possuem o instinto de caça, podendo perseguir roedores, pássaros e outros animais de porte pequeno.

Gostam e necessitam muito de companhia, principalmente do dono.

São extramente criativos em suas atitudes.



Características físicas

Existem três tipos de poodle, classificados de acordo com o tamanho: Gigante (de 45 a 60 cm de altura da cernelha*), Médio (35 a 45 cm), Miniatura (27 a 35 cm da cernelha) e o Toy (menos de 27 cm da cernelha).

•As cores mais comuns desta raça são: preta, branca, marrom e cinza.

•Possuem pêlos encaracolados, crespos e macios.

•A cor dos olhos dos poodles pode ser preta, âmbar escuro ou marrom.

•O focinho do poodle tem o formato retangular.


História
O poodle foi desenvolvido como cão de águas e caçador. A raça logo foi admirada pela sua inteligência. Os esforços realizados no século passado para reduzir seu tamanho, resultou num cão mais débil e de aspecto grotesco, em comparação com seus avós. Os esforços posteriores tiveram mais êxito e hoje em dia o Toy possui uma conformação harmoniosa. Nunca foi idealizado para o trabalho e também não tinha o tamanho para ser usado como cão de águas. O corte de seu pêlo é pura tradição e serve unicamente para realçar sua beleza.